Qual é a melhor câmera de segurança para o meu projeto?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Qual é a melhor câmera de segurança para o meu projeto?

Conheça os tipos de câmeras existentes no mercado e qual a aplicação ideal de cada uma

O mercado de segurança disponibiliza uma ampla variedade de câmeras com diferentes estilos, recursos, resoluções e preços. Saber qual é o melhor equipamento para a sua aplicação pode ser uma tarefa difícil, por isso a C4i, empresa especialista em realizar projetos inteligentes de segurança, explica os seis tipos de câmeras mais comuns do mercado. Confira!

1. Câmera Box

A câmera de segurança tipo box conta com um design retangular que lembra uma caixa e é ideal para uso externo, em aplicações em que a qualidade da imagem é essencial. O equipamento é à prova de intempéries e sua maior vantagem é a possibilidade de substituir as lentes, como varifocal e fixa, para atender às necessidades da instalação. É uma boa opção para projetos escaláveis, pois em caso de mudança, basta trocar a lente ao invés de substituir toda a câmera.

2. Câmera Dome

A câmera de segurança dome é um tipo esteticamente mais agradável, tem um formato menor e mais discreto, ideal para ambientes internos, como elevadores, escritórios e lojas. Alguns modelos podem ser utilizados em áreas externas, mas a cúpula de vidro que reveste a dome pode refletir iluminadores e causar ruído na imagem. Além disso, ao instalar em ambientes externos, geralmente requer mais manutenção do que uma câmera bullet.

As domes também possuem diferentes opções de lentes, como fixas, varifocais ​​e motorizadas. As lentes fixas são as mais comuns, enquanto as lentes varifocais podem aumentar e diminuir o zoom. Com uma lente motorizada é possível controlar a câmera remotamente.

3. Câmera Bullet

A câmera de segurança bullet possue um design projeto para fora, como um cano de uma arma, tornando-a mais visível. É ideal para ambientes externos e justamente por ser um modelo mais aparente, é utilizada estrategicamente para inibir as ações de criminosos.

Os modelos comercializados no mercado geralmente incluem iluminador infravermelho para visualização noturna, proteção IP66 (à prova de intempéries) e um alcance fixo mais amplo, tornando a câmera bullet ideal para monitoramento de grandes áreas, como estacionamentos e ruas.

4. Câmera Multissensor

A câmera multissensor ou multi-imagem tem várias lentes embutidas em apenas uma câmera, o que oferece uma cobertura mais ampla. Por causa das múltiplas lentes, o VMS mostra três imagens diferentes. Portanto, esse modelo é ideal para cobrir áreas mais amplas.

5. Câmera PTZ

Uma câmera PTZ (pan-tilt-zoom) contém controles mecânicos que permitem aos operadores fazer panorâmica, inclinação e zoom da câmera remotamente. Como resultado, um operador pode controlar a direção usando o software da câmera. As câmeras PTZ podem ser programáveis ​​e capazes de executar padrões ou girar para uma posição específica automaticamente.

A câmera PTZ é ideal para projetos que precisam ter uma visão 360º da instalação, uma vez que o operador pode percorrer a área, girando a direção da câmera. Com o equipamento também é possível ampliar a imagem e investigar o alerta antes de enviar alguém fisicamente.

6. Câmera Panorâmica

A câmera panorâmica ou olho de peixe fornece uma cobertura ampla da área, gerando redução de custos de instalação. São ideais para aplicações de vigilância que exigem uma cobertura extensa em uma única visualização, como corredores, áreas de recepção e lojas, por exemplo. No entanto, a lente olho de peixe pode distorcer a imagem e aumentar o zoom, diminuindo a qualidade da imagem.

Câmera de segurança ideal para um monitoramento inteligente

Quando se trata de proteger um negócio ou uma residência, existem muitas câmeras de segurança diferentes a serem consideradas. Em um projeto de monitoramento inteligente não há exigências de tipos ou marcas de câmeras, uma vez que a inteligência por trás da captação da imagem é quem identifica e alerta a central de controle sobre possíveis situações anormais ou que requerem alertas.

“O monitoramento inteligente atua de uma maneira ativa e preventiva, utilizando recursos como aprendizagem profunda e inteligência artificial para identificar situações suspeitas ou fora dos padrões. Assim, quando alho sai daquilo que foi definido, o sistema nos alertas. Não importa o tipo de câmera instalada no ambiente, o importante é que aquele equipamento consiga nos fornecer uma imagem de qualidade”, explicou Fábio Ribas, Head de Estratégia e Inovação da C4i. “Esse sistema pode ser aplicado tanto para o setor segurança, para identificar tentativa de rouba, invasão e vandalismo, por exemplo, como também para área de processos e marketing, podendo alertar um gerente sobre a chegada de um cliente VIP ou ainda informar sobre um maquinário que foi parado em uma área errada do armazém. As aplicações são diversas e trazem proteção, eficiência e redução de custos para o projeto”, finalizou Fábio.

A C4i é uma empresa especialista em unir as melhores tecnologias, processos e pessoas para constituir um ecossistema de inteligência aplicada à segurança da família e do patrimônio.

Se quiser saber mais sobre a solução Monitoramento Inteligente da C4i, visite a página www.c4i.com.br ou entre em contato via WhatsApp (11) 9 8858-9233.

Deixe um comentário

Quer aprender mais sobre como funciona o monitoramento inteligente?