Como fazer um monitoramento ativo?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
cftv-monitoramento-inteligente-camera

Para responder a isso, precisamos entender como o monitoramento funciona hoje e como está sendo feito.

O monitoramento hoje vem sendo feito a partir do alerta, ou seja, algo aconteceu que fez disparar um alarme e então você vai verificar o porquê esse alerta foi gerado. Com isso, a necessidade de evolução do monitoramento é fator essencial para que eles atuem de forma preventiva, como vemos a seguir.

Evolução dos sistemas de monitoramento ao longo dos anos

1 – Alarme

Sensores de alarmes eram instalados em locais de acordo com o mapeamento de risco; em um determinado momento esse sensor disparava e alguém corria até o local para ver o que estava acontecendo, pois esse sistema é “cego”.

2 – Alarme + Câmera

Foram adicionadas câmeras para poder validar o motivo dos disparos. Na ocorrência de um disparo, o operador acessava uma câmera próxima daquele local e validava se efetivamente aquele disparo foi ocasionado por algo que representasse um risco. Com as câmeras começou a ser possível validar uma ocorrência antes de deslocar alguém para o local.

3 – Monitoramento Inteligente

Atualmente, as câmeras podem se tornar inteligentes a ponto de serem utilizadas como sensores para um monitoramento preventivo, que atua a partir da interpretação de uma ameaça. Sendo assim, o sistema identifica essa ameaça, realiza uma análise comportamental que evidencia um possível risco e gera uma notificação a um analista humano, que atua antes que o evento de fato aconteça e a perda se concretize.

Afinal, se estou vendo uma pessoa com um pé de cabra em frente a uma vitrine com uma porta de aço, não preciso esperar que ela use a ferramenta para levantar essa porta e fazer disparar o alarme. O alerta pode vir antes, quando essa pessoa para em frente à vitrine – e posso atuar preventivamente, não somente enviando alguém para fazer o combate, como também acionando diversos tipos de automação que podem desencorajar a ação do delinquente, como ativar um giroled, enviar um comando de voz, soar uma sirene, etc.

A tecnologia permite atuar com diferentes recursos que podem ser utilizados para conseguir reduzir riscos e potenciais perdas.

Se precisa entende mais sobre monitoramento inteligente e ativo, entre em contato conosco.

Deixe um comentário

Quer aprender mais sobre como funciona o monitoramento inteligente?