Saiba o que o monitoramento inteligente pode fazer pelos parques industriais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Workers wear protective face masks for safety in machine industrial factory.

O parque industrial é um dos segmentos mais desafiadores quando se trata de segurança e proteção, uma vez que há diversas áreas e situações que necessitam estar em vigilância constante para evitar possíveis ocorrências.

Em alguns segmentos em especial, as indústrias precisam ter um projeto de segurança inteligente capaz de realizar um gerenciamento de riscos completo, com um sistema proativo e que siga a política de prevenção e não de reação, garantindo assim a proteção tanto dos ativos como dos trabalhadores.

A C4i que é especializada em inteligência em segurança listou abaixo os principais recursos da solução de monitoramento inteligente para um parque industrial:

Proteção do perímetro

As indústrias geralmente estão alocadas em grandes instalações, com centenas de metros de área perimetral que precisam de vigilância. Com o monitoramento inteligente é possível embarcar as câmeras de vigilância com tecnologias de AI e Deep Learning, transformando uma câmera tradicional em uma ferramenta capaz de “ler” as imagens captadas e analisar comportamentos suspeitos e indevidos ao redor de todo o perímetro.

Um veículo não identificado estacionado dentro da área vigiada, por exemplo, gera um alerta para a central de controle, que toma ciência da ocorrência e a partir daí pode realizar uma série de verificações, como aproximar a imagem da câmera para identificar melhor a situação; reconhecer a placa do veículo e pesquisar se é um carro roubado; acionar o alto falante e dar um aviso para a pessoa se retirar do local, entre outras ações.

Esse tipo de monitoramento antecipado consegue identificar um evento antes que ele se torne uma ocorrência criminosa, como invasão, vandalismo, sabotagem, entre outros.

Controle de acesso

Ao passar pelo perímetro, há uma segunda barreira de proteção: o controle de acesso. Por contar com uma área extensa e de grande movimentação, as indústrias possuem diversos tipos e formas de entrada e saída, como cargas, veículos e pedestres transitando em pátios e áreas internas. Assim, é necessário aplicar soluções de controle de acesso nas portarias, recepções, áreas de carga e descarga, entre outros.

“Com o monitoramento inteligente é possível unir todos os equipamentos em um só sistema, garantindo uma operação integrada e comunicável. A câmera instalada na cancela digitaliza a placa do veículo; na área de pedestre é feita a leitura biométrica ou o reconhecimento facial do funcionário ou visitante; nas portas e áreas privativas são instalados sensores e alarmes e tudo isso interage em conjunto. Dessa forma, quando uma pessoa tentar acessar o site com um caminhão não identificado ou uma pessoa estranha tentar entrar em um ambiente restrito, os operadores são alertados em tempo real da ocorrência”, explicou Alexandre Chaves, CEO da C4i.

Controle do Uso de EPIs

Indo além da segurança física, o monitoramento inteligente também é capaz de auxiliar a empresa na detecção do uso de Equipamentos de Proteção Individual dos seus colaboradores. Os EPIs são de vital importância para proteção dos funcionários, principalmente em parques industriais que lidam com máquinas pesadas, objetos perfurantes e muitas vezes produtos químicos perigosos. Além disso, é possível evitar processos trabalhistas no caso de o acidente ter sido causado por falta da utilização dos devidos equipamentos.

Segurança Sanitária

O mundo se transformou após 2020 e a segurança sanitária se tornou um item muito importante para a segurança das empresas. A solução de monitoramento inteligente consegue detectar aglomerações, aferir a temperatura e identificar o uso de máscaras faciais.

“A Indústria 4.0 é inteligência, é a integração do físico com o virtual, e o Brasil está cada vez mais caminhando para isso. As tecnologias estão revolucionando o setor, que está automatizando e otimizando processos tradicionais, trazendo mais eficiência para as operações e evitando exposição de riscos. O monitoramento inteligente vem justamente para transformar a área de segurança e proteção das indústrias”, finalizou Alexandre. 

A C4i é uma empresa especialista em unir as melhores tecnologias, processos e pessoas para constituir um ecossistema de inteligência aplicada à segurança da família e do patrimônio. Se quiser saber mais sobre a solução Monitoramento Inteligente da C4i, visite a página www.c4i.com.br ou entre em contato via WhatsApp (11) 9 8858-9233.

Deixe um comentário

Quer aprender mais sobre como funciona o monitoramento inteligente?