Como a segurança inteligente pode auxiliar na prevenção de acidentes

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Cctv,Camera,Setting,Look,Security,Area,Of,Factory,Warehouse,Hi-technology

Indústrias, galpões e áreas de produção podem se beneficiar do monitoramento inteligente para proporcionar mais segurança aos colaboradores

O Brasil é segundo país do G20 em mortalidade por acidentes no trabalho, ficando atrás apenas do México. De acordo com relatório do Ministério Público do Trabalho e da Organização Internacional do Trabalho, de 2002 a 2020 foi registrado uma taxa de 6 óbitos a cada 100 mil empregos formais no país. 

Trabalhadores de indústrias, linha de produção, galpões, entre outros, enfrentam uma variedade crescente de riscos de segurança no dia a dia, desde quedas até acidentes com máquinas pesadas. A proteção dos colaboradores é uma preocupação crítica para as empresas, uma vez que elas precisam garantir a segurança e o bem-estar desses trabalhadores. Dessa forma, manter a produtividade, cumprir a segurança e mitigar riscos e custos é o que todo gestor procura para o seu negócio.

Entre as soluções encontradas por algumas empresas, está manter um supervisor atento a todas as atividades, verificando se os protocolos estão sendo cumpridos. Obviamente, essa estratégia é falha e ineficaz. Geralmente as instalações são enormes e complexas e há uma grande movimentação de pessoas nas áreas, assim, muitas situações passam despercebidas pelo olhar humano. 

Instalar um sistema de monitoramento tradicional também não é a resposta, porque da mesma forma que uma pessoa in loco tem suas limitações, um operador visualizando centenas de imagens por segundo também está sujeito às mesmas falhas. 

A segurança inteligente é a chave para um monitoramento preventivo e eficiente. Com ela, não são mais os olhos humanos que estão atentos a tudo o que acontece na empresa e sim máquinas embarcadas com inteligência artificial que são capazes de analisar um volume inexplorado de dados e capturar tendências daquele ambiente, fornecendo informações importantes para o gestor otimizar a segurança e a eficiência operacional da instalação. 

Detecção de práticas inseguras

Uma das soluções utilizadas pela segurança inteligente é a análise de vídeo baseado em IA. Essa tecnologia identifica, classifica e indexa objetos, possibilitando uma mineração de dados pesquisáveis ​​e quantificáveis. O recurso capacita os operadores a identificar tendências comportamentais anormais por meio de alertas configuráveis ​​que exigem investigação mais detalhada. Os operadores podem criar alertas personalizados em tempo real que são acionados quando ocorre uma anomalia.

Rastreando o cumprimento das normas de segurança 

As empresas contam com protocolos de segurança e equipamentos de proteção individual que devem ser usados para proporcionar segurança no ambiente de trabalho. Se funcionários forem obrigados a usar capacetes em certas áreas, por exemplo, o sistema de segurança inteligente pode ser configurado para detectar e alertar quando algum trabalhador cometer uma violação, como não utilizar o equipamento. Em ambientes onde os funcionários precisam subir e descer por escadas em locais de risco, os operadores podem disparar alertas quando pessoas são detectadas na área da escada distantes o suficiente do corrimão para que seja razoável suspeitar que elas não estejam usando. Com alertas em tempo real, os operadores podem monitorar de forma mais proativa e introduzir hábitos e comportamentos seguros.

Detecção de perigos de saúde e segurança

O monitoramento inteligente também pode detectar outros riscos à segurança. Se um funcionário mover itens de uma prateleira e colocá-los no chão em um corredor, por exemplo, o sistema analítico pode detectar o objeto na área que é destinada a ser aberta e enviar um alerta. Embora pareça muito básico, a consciência situacional elevada de perigos como esses pode fazer uma diferença significativa na prevenção proativa de acidentes e lesões no trabalho.

Mesmo com as restrições do COVID-19 sendo gradualmente suspensas, os gestores podem aplicar a solução para praticar o distanciamento social entre os colaboradores e mitigar riscos de contágio. Os alertas de contagem de pessoas tornam possível rastrear perfeitamente o número de objetos ou pessoas em uma área predefinida e disparar notificações quando os limites predefinidos são excedidos.

No caso de um funcionário contrair a doença, o gestor pode utilizar recursos como reconhecimento facial e pesquisa inteligente de vídeo para rastrear toda a trajetória desse colaborador e identificar pessoas e objetos que tiveram contato com ele durante o período anterior ao diagnóstico. 

Estar ciente das situações à medida que elas se desenvolvem é crucial para a segurança física. Quando qualquer incidente ocorre é fundamental que a administração seja informada imediatamente para que uma resposta adequada seja executada. Com o monitoramento inteligente os gestores têm uma infinidade de recursos para identificar riscos, prevenir acidentes e realizar uma pronta resposta caso algo aconteça. Há um valor inestimável e uma economia considerável de tempo e dinheiro na utilização do monitoramento inteligente para implantar bons hábitos de segurança e responder rapidamente a perigos ou incidentes.

A C4i é uma empresa especializada em Inteligência em Segurança, que oferece solução para monitoramento preventivo e proativo para empresas, residências, indústrias, condomínios, entre outros. Se quiser saber mais sobre a solução Monitoramento Inteligente, visite a página www.c4i.com.br ou entre em contato via WhatsApp (11) 9 8858-9233.

Quer aprender mais sobre como funciona o monitoramento inteligente?