Monitoramento Inteligente e IoT: tecnologias combinadas garantem segurança e eficiência

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Industry 4.0 technology concept - Smart factory for fourth industrial revolution

Em algum momento nos últimos anos você já ouviu falar da Internet das Coisas (IoT); trata-se de uma rede de objetos físicos que contêm tecnologia incorporada para se comunicar, detectar ou interagir entre si ou com o ambiente externo (conforme definição do Gartner), ou, para simplificar o conceito, são objetos do nosso dia a dia que estão conectados à internet e se comunicando mutuamente, como câmeras de segurança, smart TV, alarme de incêndio, sistema de som, geladeira, termostato, lâmpadas, etc.

A ideia não é que você acesse o Instagram da sua geladeira, mas sim que esses objetos sejam mais eficientes por causa da conectividade. Nesse sentido, essa geladeira com internet pode me avisar quando um determinado alimento estiver acabando e qual mercado da minha região está com o melhor preço.

A expectativa é que até 2027 o mundo tenha 41 bilhões de dispositivos conectados, segundo estudo divulgado pela plataforma Business Insider Intelligence. Para se ter uma noção do avanço dessa tecnologia, em 2019 eram “apenas” 8 bilhões de dispositivos.

Entretanto, para ser considerado um dispositivo IoT, não basta apenas estar conectado a uma rede de comunicação (Wi-Fi, Bluetooth, redes móveis), também é necessário ter um sistema de controle onde os dados coletados possam ser processados e transformados em informação. A inteligência artificial e o aprendizado de máquina são tecnologias essenciais nesse processo; são elas que fornecerão aos usuários de IoT as ferramentas necessárias para analisar as montanhas de dados e identificar rapidamente as informações utilizáveis. 

Monitoramento Inteligente e IoT

Com esses avanços tecnológicos já é possível combinar dispositivos IoT, como câmeras, sensores e alarmes, com sistemas de segurança embarcados com IA e Deep Learning. Isso faz com que seja possível avaliar em tempo real o ambiente monitorado e detectar antecipadamente possíveis problemas no local.

“O mercado está em um processo de transformação e de quebra de padrões, isso significa que métodos antigos e menos eficazes estão sendo substituídos por procedimentos mais eficientes e produtivos. É o caso do monitoramento tradicional, um sistema passivo e reativo que só avisa que uma invasão está acontecendo nas instalações quando os bandidos já estão indo embora com a mercadoria da empresa. Sistemas como esse estão caindo em desuso, porque as indústrias, centros logísticos, condomínios, escritórios querem uma resolução sem perdas, e é o que o Monitoramento Inteligente entrega. A solução age de maneira preventiva, detectando atividades suspeitas antes que elas se tornem uma ocorrência, dessa forma a equipe de segurança age antes que o crime de fato aconteça, realizando uma ação sem danos à vida das pessoas, ao patrimônio e à continuidade do negócio”, explicou Alexandre Chaves, CEO da C4i.

O Monitoramento Inteligente também pode ser aplicado para identificar:

• Presença de pessoas em locais restritos, como áreas com alto valor agregado;

• Quantidade anormal de pessoas, indicando uma atividade suspeita;

• Pessoas em locais de risco, como área de circulação exclusiva de veículos;

• Ausência de EPI’s, como luvas, capacetes e coletes em locais obrigatórios;

• Chegada de clientes VIP’s na loja, banco, mercado;

• Veículos roubados estacionados nas instalações, como em shoppings ou centros comerciais.

“As aplicações da solução de Monitoramento Inteligente são infinitas e não se restringem apenas a área de segurança. O setor comercial, marketing, operacional podem fazer uso das informações coletadas para entender muito mais sobre o negócio e os clientes e assim realizar tomadas de decisões importantes para a empresa”, concluiu Alexandre.

A C4i é uma empresa especializada em Inteligência em Segurança, que oferece solução para monitoramento preventivo e proativo para empresas, residências, indústrias, condomínios, entre outros. Se quiser saber mais sobre a solução Monitoramento Inteligente, visite a página www.c4i.com.br ou entre em contato via WhatsApp (11) 9 8858-9233.

Quer aprender mais sobre como funciona o monitoramento inteligente?