4 benefícios do monitoramento inteligente para o varejo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
4 benefícios do monitoramento inteligente para o varejo

Implantar um sistema de monitoramento inteligente é parte essencial da prevenção de perdas das lojas e para preservação dos seus lucros

O roubo é um dos maiores fatores que afetam negativamente o sucesso de uma loja de varejo. Para se ter uma ideia, somente em 2020 o varejo brasileiro acumulou mais de R$ 23 bilhões em perdas, segundo dados da 4ª Pesquisa Abrappe de Perdas no Varejo Brasileiro.

Com o ambiente de varejo evoluindo rapidamente devido ao comércio eletrônico e à globalização da economia, o foco no furto de lojas aumentou em muitos varejistas. Implementar uma solução de segurança sob medida para atender às necessidades da empresa pode beneficiar significativamente a prevenção de perdas.

Confira os quatro principais benefícios do monitoramento inteligente para o varejo (lojas e os centros de distribuição):

PREVENÇÃO DE PERDAS

Sem dúvidas, um dos principais benefícios do monitoramento inteligente é a prevenção de perdas. O sistema de segurança inteligente da C4i, por exemplo, consegue identificar comportamentos suspeitos antes que eles se tornem uma ocorrência de fato. Por meio de soluções embarcadas com inteligência artificial e aprendizagem profunda, o sistema analisa o ambiente monitorado e identifica quando algo está fora do padrão. Dessa forma, quando uma atitude ou comportamento suspeito são detectados, um alerta é disparado imediatamente para a central de monitoramento, que consegue ver as imagens do local em tempo real e agir rapidamente, evitando a conclusão do furto ou roubo, por exemplo.  

EVITAR ROUBOS INTERNOS

A ocorrência de roubos internos é outra grande preocupação que pode impactar o sucesso de uma loja de varejo ou seu centro de distribuição. Mesmo que sejam realizadas verificações de antecedentes dos funcionários, e essas verificações não revelem qualquer atividade criminosa, ainda há uma chance de roubar o estabelecimento.

Com o sistema de monitoramento inteligente é possível determinar, por exemplo, quem pode entrar em um local específico, como a área de estoque de alto valor agregado. É conferido a um determinado funcionário um acesso exclusivo ao local e caso ele esteja acompanhado de outra pessoa não autorizada, o sistema não libera a entrada.

“Para evitar perdas no varejo, o primeiro passo é entendermos as dores daquele negócio e criar um projeto de segurança estratégico, que resolva os problemas da loja e do CD. A partir disso, diversas ações podem ser tomadas para evitar perdas, tanto do público externo como interno”, explicou Alexandre Chaves, CEO da C4i.

MONITORAMENTO 24 HORAS

Roubos e vandalismos também acontecem fora do horário de funcionamento. Mesmo com a loja fechada, o sistema de monitoramento inteligente continua funcionando e analisando qualquer atividade suspeita. Assim, qualquer tentativa de roubo, independente do dia e horário, poderá ser evitada ou interrompida.

“É possível deixar programado no sistema que caso uma pessoa fique parada em frente à loja por mais de um minuto, do horário das 22h até as 5h, um holofote e uma sirene sejam acionados. Recursos como esse podem assustar o criminoso e evitar qualquer tentativa de furto à loja”, disse Alexandre.

MELHOR ATENDIMENTO AO CLIENTE

Além de proporcionar um ambiente mais seguro ao cliente, a empresa poderá utilizar os recursos do sistema para estudar o padrão de compra das pessoas que vão à loja, como os horários de pico, em qual prateleira ou corredor ficam mais tempo, quais produtos chamam mais atenção, entre outros. Com esses dados em mãos, a empresa poderá melhorar o layout e design da loja, entender as preferências dos visitantes, e assim melhorar o atendimento e a experiência de compra dos seus clientes.

Todos os recursos citados acima podem ser implantados pela C4i, uma empresa especializada em Inteligência em Segurança. A C4i oferece solução para monitoramento preventivo e proativo para o varejo, empresas, residências, indústrias, condomínios, entre outros.

Se quiser saber mais sobre a solução de monitoramento inteligente ou ser um parceiro da C4i para ofertas essas soluções, visite a página www.c4i.com.br ou entre em contato via WhatsApp (11) 9 8858-9233.

Deixe um comentário

Quer aprender mais sobre como funciona o monitoramento inteligente?