Benefícios de um sistema de segurança com gravação em nuvem

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Benefícios de um sistema de segurança com gravação em nuvem

As empresas estão cada vez mais utilizando a solução em nuvem que permite – no caso do mercado de segurança – armazenar as imagens gravadas por um sistema de monitoramento em um ambiente cloud. Segundo a empresa de pesquisa Markets and Markets, o mercado global de computação em nuvem deve crescer de 371 bilhões de dólares em 2020 para 832 bilhões de dólares em 2025, o que representa uma taxa de crescimento anual (CAGR) de 17,5%. Além disso, 70% das empresas que já utilizam a nuvem, planejam aumentar seus orçamentos no futuro.

Tamanho crescimento e abrangência não é à toa: há uma série de vantagens em usar o armazenamento em nuvem em um sistema de segurança, e aqui listamos os benefícios mais significativos para uma empresa.

1. Elimina o risco de perda de dados

Ter um sistema de vigilância por vídeo em nuvem dribla as vulnerabilidades físicas dos gravadores locais, como DVR e NVR, salvando automaticamente as imagens de vídeo na nuvem. Dessa forma, se os gravadores forem danificados, se apresentarem mau funcionamento ou falharem de alguma forma, o vídeo ainda estará acessível porque foi feito um backup na nuvem.

“Na maioria dos casos de roubos, os criminosos levam o equipamento de gravação das imagens para não serem reconhecidos pelas autoridades. Com um sistema de gravação em nuvem, como o C4i Cloud, isso não acontece, porque os dados são transmitidos em tempo real para um servidor seguro fora do local”, explicou Alexandre Chaves, CEO da C4i – Inteligência em Segurança. “Vale lembrar que a nuvem não é única, ou seja, sistemas em nuvem naturalmente são replicados em diversos locais diferentes, assim o conteúdo jamais será perdido”, completou Alexandre.

2. Inibe assaltos

A impossibilidade de destruir a gravação de um evento faz com que criminosos ou pessoas mal-intencionadas desistam de continuar aquela ação. “Caso a empresa também tenha um sistema de segurança preventivo integrado, é possível receber um alerta em tempo real caso algum movimento ou comportamento estranho for identificado, impedindo que o crime continue e seja concluído”, falou Alexandre. 

3. Acesso remoto centralizado de todas as imagens

Outro benefício da vigilância por vídeo na nuvem é a conveniência. Os usuários podem assistir os vídeos ao vivo ou gravados, diretamente do smartphone ou computador. Eles possuem acesso 24 horas por dia, 7 dias por semana às filmagens, de qualquer lugar e a qualquer hora.

Além do fácil acesso às imagens das câmeras, a solução em nuvem permite pesquisar, compartilhar e baixar os feeds, sendo possível enviar as gravações para quem desejar.

“O C4i Cloud disponibiliza as imagens no momento que a pessoa precisa, independente de onde ela está. Também oferece um número de usuários ilimitados e centraliza todas as imagens de diferentes locais em uma plataforma única. Se um diretor precisar olhar o andamento de um projeto na planta 1 e um incidente de segurança na planta 2, ele vai conseguir realizar toda essa ação dentro da ferramenta da C4i”, explicou Fábio Ribas, Head de Estratégia e Inovação da C4i.

4. Flexibilidade e escalabilidade

Os sistemas de vigilância por vídeo em nuvem são mais flexíveis do que os sistemas de segurança tradicionais. Se um cliente precisar de mais espaço de armazenamento, é possível ajustar facilmente o período de retenção das imagens. Tudo que precisa fazer é atualizar o plano de cloud. Além disso, os sistemas baseados em nuvem não exigem muitos equipamentos no local. Isso os torna inerentemente mais escalonáveis, sem a necessidade de instalações complexas na empresa.

5. Maior segurança cibernética

Há um equívoco comum de pensar que a nuvem não é segura. Na verdade, é exatamente o oposto. Os sistemas clouds são atualizados continuamente e os vídeos são salvos e transmitidos usando criptografia, o que torna o processo seguro estando em repouso ou em trânsito.

“A gravação em nuvem é o futuro dos sistemas de segurança, e já temos visto cada dia mais empresas migrando para esse modelo. Ninguém mais quer correr o risco de ter um sistema de armazenamento apenas local, e ter a única prova da ação sendo levada pelos meliantes. O cloud é a chave para um sistema mais seguro e preventivo”, concluiu Alexandre Chaves.

A C4i é uma empresa especializada em Inteligência em Segurança, que oferece solução para monitoramento preventivo e proativo para empresas, residências, indústrias, condomínios, entre outros.

Se quiser saber mais sobre a solução C4i Cloud, visite a página www.c4i.com.br/c4i-cloud ou entre em contato via WhatsApp (11) 9 8858-9233.

Deixe um comentário

Quer aprender mais sobre como funciona o monitoramento inteligente?