5 vantagens em utilizar o monitoramento inteligente

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Team,Of,Professional,Computer,Data,Science,Engineers,Work,On,Desktops

Modalidade de vigilância pode ser aplicada no segmento corporativo – como indústria, lojas e edifícios empresariais – e em residências e condomínios

Com certeza você já deve ter lido ou ouvido falar sobre uma modalidade de vigilância diferente da tradicional, chamada de Monitoramento Inteligente ou ainda Segurança Inteligente. O assunto tem ganhado cada vez mais proporção à medida que a transformação digital avança e tecnologias como deep learning e inteligência artificial têm se tornado frequentes e até mesmo essenciais para se ter um projeto de segurança 100% eficaz e completo. 

Mas, você sabe as vantagens de utilizar o monitoramento inteligente ao invés do monitoramento tradicional?

1. IDENTIFICAR UM RISCO ANTES QUE ELE SE TRANSFORME EM PERDA

Diferente dos sistemas usuais que apenas filmam um determinado local e reportam uma ocorrência quando já aconteceu, o monitoramento inteligente age de maneira proativa e preventiva. Por meio de tecnologias avançadas o sistema detecta atividades suspeitas antes que elas aconteçam, evitando que um potencial risco se concretize, transformando-se em perda.

2. PROTEGER OS ATIVOS DE UMA EMPRESA OU RESIDÊNCIA

Recentemente, uma joalheria localizada dentro de um shopping de grande porte de Fortaleza foi furtada e os criminosos levaram cerca de R$ 4 milhões em relógios e jóias. As câmeras filmaram toda a ação, que durou impressionantes 40 minutos. As imagens mostram os bandidos entrando na loja quando já estava fechada, usando uma furadeira para quebrar a parede reforçada e saindo do shopping tranquilamente. O sistema de segurança não alertou nada, apenas gravou a ação, deixando a loja com um prejuízo milionário e até agora nenhum suspeito identificado e preso.

“Em um caso como esse do Shopping de Fortaleza, se houvesse o monitoramento inteligente da C4i aplicado, o sistema já alertaria a central de monitoramento assim que os criminosos tentassem abrir o portão da joalheria. Com a solução é possível, por exemplo, deixar predeterminado que após o fechamento, se alguém tentar abrir a loja, luzes e sirenes são disparados; ou em horário comercial, se alguém entrar de máscara ou chapéu, o analista será avisado; também se alguém sair com mochilas da loja ou se houver movimentação de pessoas correndo a central recebe um alerta. Essas ações preventivas poderiam ter evitado um prejuízo de R$ 4 milhões para o dono do negócio”, disse Alexandre Chaves, CEO da C4i.

3. PROTEGER EFETIVAMENTE AS PESSOAS

A solução de monitoramento inteligente da C4i passa por uma matriz operacional que determina procedimentos de segurança definidos pelo cliente; dessa forma é possível aperfeiçoar ainda mais o projeto, protegendo de forma inteligente colaboradores de uma companhia e moradores de uma residência. 

“Se uma funcionária é interceptada por um criminoso enquanto estiver indo para o trabalho em uma residência, ao passar pelo controle de acesso da porta de entrada a solução de monitoramento inteligente identifica que há uma pessoa não autorizada a acompanhando e não permite a entrada, comunicando imediatamente a ocorrência para o cliente, evitando que um bandido tenha acesso à casa. Além disso, a polícia também pode ser acionada para intervir na segurança da colaboradora que está como refém do meliante”, explicou Alexandre.

4. PROTEGER OS PROCESSOS

Outra vantagem do monitoramento inteligente é a oportunidade de monitorar de forma inteligente os processos de uma empresa. Com as tecnologias de ponta aplicadas no projeto é possível identificar possíveis falhas na operação e até crimes, como por exemplo, um operador retirando um produto da esteira, um colaborador que não deveria estar naquele setor ou ainda alguém que abandona um objeto em alguma área vigiada.

O gestor também pode utilizar o monitoramento proativo para acompanhar em tempo real tudo o que está acontecendo dentro da área monitorada.

“O monitoramento remoto inteligente é capaz de auditar procedimentos e processos executados por equipes próprias ou terceirizadas dentro do ambiente corporativo, desde escritórios a ambientes industriais”, falou Alexandre Chaves.

5. IDENTIFICAR O USO DE EQUIPAMENTOS OBRIGATÓRIOS

Além de proteger de forma eficiente os ativos, pessoas e processos, o monitoramento inteligente também identifica se as pessoas estão utilizando os equipamentos obrigatórios definidos pela empresa, como Equipamentos de Proteção Individual (EPI) ou o uso da máscara de proteção PFF2. A solução também é capaz de definir o distanciamento social de 1,5m e disparar um alerta caso os colaboradores não cumpram a norma.

A C4i é especializada em segurança inteligente e está há mais de 6 anos no mercado realizando monitoramento inteligente em diversas áreas. Se quiser saber mais sobre Monitoramento Inteligente e como aplicar a solução no seu projeto de segurança, visite o site www.c4i.com.br ou entre em contato com a C4i via WhatsApp (11) 9 8858-9233.

Deixe um comentário

Quer aprender mais sobre como funciona o monitoramento inteligente?