Monitoramento inteligente é uma mudança cultural

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
img01

Nos últimos anos temos acompanhado como o avanço da tecnologia mudou a forma de nos relacionarmos, desconstruindo diversos serviços e produtos que estavam consolidados há décadas.

O táxi, por exemplo, é um serviço que existe desde o século passado, usado mundialmente, e que com a chegada do Uber viu todo o seu mercado mudar, transformando a forma de atuação da mobilidade urbana.

Outro exemplo é a Blockbuster, maior rede de locadora de vídeos de filmes e videogames no mundo, que chegou a atuar em 26 países, com mais de 9 mil lojas. Tudo ia bem até a chegada dos serviços de streamings, especialmente a Netflix em 1997, o que levou a falência da locadora que deixou de se reinventar e acompanhar o mercado.

Podemos mencionar diversas outras empresas que foram disruptivas, como Spotify, iFood, Booking, Google, Wikipédia, Airbnb, Waze, WhatsApp, entre outros. Em pouquíssimo tempo passamos de um jornal de classificados para marketplaces, de loja de revelação de fotos para o celular, da carta para o e-mail e as mensagens instantâneas, do mapa para o GPS e mais recentemente, da TV para o YouTube, das agências bancárias para o app, entre tantos outros.

Esse mesmo movimento de transformação tem acontecido no mercado de segurança há alguns anos. A chegada de recursos tecnológicos como inteligência artificial, aprendizado de máquina e IoT mudou a forma de se fazer segurança.

Entretanto, assim como em outros mercados, ainda existe certa resistência de empresas e profissionais em migrar para essas novas tecnologias, que parecem muito boas para serem verdade.

É o caso do Monitoramento Inteligente. Diferente do monitoramento tradicional, que surgiu em 1965 e permanece com o mesmo conceito reativo até hoje, de agir somente após uma ocorrência já ter acontecido, o monitoramento inteligente atua com a prevenção e a ação proativa. Isso significa que a solução utiliza os recursos tecnológicos mais avançados da atualidade para antecipar uma ação criminosa, proporcionando proteção efetiva às pessoas e aos ativos.

“O mercado está acostumado a fazer a mesma coisa há muito tempo e acaba ficando no automático. São paradigmas que estão enraizados e que nos levam a crer que não existem outras possibilidades melhores e mais eficientes, o que não é verdade. É inadmissível continuarmos a usar o mesmo método de monitoramento que era empregado há mais de 50 anos”, disse Alexandre Chaves, CEO da C4i.

O monitoramento inteligente age de forma ampla, interpretando tudo o que acontece no ambiente vigiado e identificando potenciais riscos, como uma pessoa parada em frente à residência, uma movimentação estranha na empresa, aglomerações, entre outros. Ao interpretar que algo é uma ameaça, é gerado um alerta para a central de monitoramento que toma as devidas providências de maneira ágil e efetiva, para evitar que aquela ocorrência se concretize.

“Assim como outras soluções disruptivas, o monitoramento inteligente veio para transformar a forma como o mercado atua, trazendo uma mudança cultural. É preciso quebrar o paradigma para se manter competitivo e é isso que a C4i se propõe a fazer”, explicou Alexandre. “Acredito que daqui para frente a mudança é o único estado permanente”, completou o CEO.

Segundo Fábio Ribas, Head de Estratégia e Inovação da C4i, cada vez mais empresas e residências estão aderindo ao monitoramento inteligente e implantando a solução em seus projetos. “Um grupo estrangeiro que constrói empreendimentos no Brasil adotou desde o início do projeto o monitoramento inteligente, dessa forma, os edifícios foram construídos sem uma sala de monitoramento no local, sem contratar pessoas para ficar olhando centenas de imagens e atuando com um contingente patrimonial diferente. Mesmo preocupados por estarem arriscando em uma modalidade que não conheciam, agora com tudo em funcionamento, os clientes estão se sentindo seguros e irão implantar o mesmo conceito em mais nove empreendimentos”, disse Fábio.

A C4i é especializada em segurança inteligente e está há mais de 6 anos no mercado realizando monitoramento inteligente em diversas áreas. Se quiser saber mais sobre Monitoramento Inteligente e como aplicar a solução no seu projeto de segurança, visite o site www.c4i.com.br ou entre em contato com a C4i via WhatsApp (11) 9 8858-9233.

Deixe um comentário

Quer aprender mais sobre como funciona o monitoramento inteligente?