Por que o monitoramento inteligente é inteligente?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Por que o monitoramento inteligente é inteligente?

Solução focada em segurança preventiva, detecta possíveis riscos antes que eles de fato aconteçam e gerem prejuízos

O conceito de câmeras de segurança e vigilância surgiu há cerca de 50 anos e de lá para cá, o mercado tem evoluído rapidamente e criado soluções para realizar um monitoramento cada vez mais efetivo.

Entretanto, mesmo com o avanço da tecnologia, um tradicional modelo de monitoramento ainda vigora nos projetos de segurança no Brasil: o monitoramento reativo, que age após uma ocorrência já ter acontecido. Nessa modalidade, pouco efetiva, as imagens são utilizadas para esclarecer situações que já ocorreram e geraram prejuízos a empresa ou a residência, ou seja, trata-se de uma ferramenta para assistir a ocorrência, e não para evitá-la. 

Com a evolução da inteligência artificial, a forma de fazer segurança está mudando e, ao invés de prestar uma vigilância reativa, os profissionais de segurança têm feito um monitoramento proativo e preventivo, atuando de modo inteligente para proporcionar proteção efetiva às pessoas e aos ativos.

O que é o monitoramento inteligente?

O monitoramento inteligente utiliza diversas tecnologias – como alarmes, câmeras, sensores e controle de acesso – que geram diferentes tipos de dados do local vigiado e do seu entorno; essas informações são enviadas para um software analítico que interpreta todos os elementos e identifica potenciais riscos àquele ambiente, como por exemplo, retirada ou abandono de objeto, pessoa com rosto coberto dentro de uma loja, mudança de comportamentos (como pessoas correndo ao invés de andando), aglomerações, entre outros. Ao interpretar a potencial ameaça, um alerta é gerado para a central de monitoramento e o analista pode atuar antes que o evento de fato aconteça.

“O monitoramento inteligente detecta por exemplo, se uma pessoa está parada em frente a uma vitrine por mais tempo do que deveria, se está com um objeto na mão, se está agindo de forma suspeita, esses sinais podem ser interpretados como um possível risco; o nosso analista recebe um alerta e ele vai ter a imagem clara do que está acontecendo. Ele não espera o indivíduo utilizar a ferramenta para quebrar a porta e roubar o local para então começar a agir, ele atua preventivamente enviando alguém para fazer o combate, acionando um giroled, um comando de voz, ativando uma sirene, entre outras medidas que podem desencorajar a ação do delinquente”, explicou Fábio Ribas, Head de Estratégia e Inovação da C4i. “A tecnologia permite atuar com diferentes recursos que podem ser utilizados para conseguir reduzir riscos e potenciais perdas”, completou Fábio.

Além disso, no monitoramento inteligente o processo não se encerra à medida em que um alerta é gerado e o procedimento necessário executado. Cada evento traz dados importantes que devem ser identificados, classificados e tratados para se transformarem em informações que permitam estabelecer estratégias de melhoria contínua, para elevar o nível de segurança.

Monitoramento inteligente nas empresas

Além de manter a empresa protegida ao detectar antecipadamente possíveis riscos aos colaboradores, visitantes e ao patrimônio, o monitoramento inteligente é capaz de examinar os processos e procedimentos realizados pelos colaboradores dentro do ambiente corporativo, desde escritórios até ambientes industriais.

Dessa forma, é possível acompanhar em tempo real toda a linha de produção, identificar comportamentos fora dos padrões, fiscalizar se a equipe está utilizando os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) ou ainda se estão mantendo 1,5 m de distância e usando máscara de proteção facial, por exemplo. 

“A empresa pode definir tudo o que ela quer monitorar dentro do ambiente corporativo, desde o perímetro da empresa até o estoque dos produtos. O monitoramento inteligente vai além da segurança e pode ser utilizado também como uma ferramenta que auxilia ao longo de todos os processos diários, realizando um serviço personalizado, de acordo com a demanda da empresa”, disse Fábio Ribas.

Monitoramento inteligente residencial

Pensando na segurança da família e na tranquilidade ao entrar e sair de casa, o monitoramento inteligente também pode ser aplicado em condomínios ou residências. Caso ocorra algum movimento estranho em torno da casa, um carro não identificado estacione no portão ou ainda uma pessoa estranha permaneça do lado de fora da residência por um período acima do estabelecido, um alerta é gerado para o morador e o analista dá continuidade ao procedimento de segurança necessário.

“É muito traumático pensar que antigamente as empresas de segurança colocavam um botão de pânico dentro da casa, para que caso alguém invadisse, pudesse acionar a empresa. A segurança precisa ser preventiva, ou seja, não deixar que o indivíduo consiga passar do muro, quanto mais entrar dentro da residência, e é isso que o monitoramento inteligente residencial faz”, falou Alexandre Chaves, CEO da C4i.

Com a solução, o morador consegue visualizar todas as câmeras da residência de qualquer lugar do mundo e ainda controlar as rotinas dos trabalhadores da casa acompanhando o acesso dos prestadores diretamente via aplicativo, eliminando a possibilidade de acessos não autorizados.

“Caso alguém aborde o jardineiro quando ele estiver indo para uma casa, por exemplo, na tentativa de invadir o local, o sistema não deixa esse profissional entrar acompanhado da pessoa não identificada, evitando mais uma vez uma ocorrência de roubo, sequestro ou coisa pior”, completou Alexandre.

Como aplicar o monitoramento inteligente?

Muito além de instalar equipamentos no ambiente, a aplicação do monitoramento inteligente necessita de uma empresa especializada no assunto, porque é necessário realizar uma avaliação prévia do local, entender as necessidades da empresa, condomínio ou residência, estudar toda a rotina do local, e definir, por meio de uma Matriz Operacional, todos os processos do monitoramento, passo a passo, evitando qualquer tipo de falha ao longo da operação.

A C4i é especializada em segurança inteligente e está há mais de 6 anos no mercado realizando monitoramento inteligente em diversas áreas.

Se quiser saber mais sobre Monitoramento Inteligente e como aplicar a solução no seu projeto de segurança, visite o site www.c4i.com.br ou entre em contato com a C4i via WhatsApp (11) 9 8858-9233.

Deixe um comentário

Quer aprender mais sobre como funciona o monitoramento inteligente?