Você consegue se lembrar da última vez que conseguiu passar o dia sem abrir o WhatsApp?
O aplicativo de mensagens instantâneas anunciou em 2020 que atingiu a marca de 2 bilhões de usuários em todo o mundo; no Brasil, são em média 120 milhões de usuários, e os números só aumentam.
Não tem como fugir, o WhatsApp acabou virando parte da rotina das pessoas e se tornou um importante canal de comunicação, de vendas e de atendimento. Grandes empresas, como McDonalds, Itaú e até o Governo de São Paulo, tem utilizado o app para agilizar negociações de dívidas, realizar vendas e até receber pagamentos.
De olho nesse mercado, a C4i, empresa de segurança que realiza monitoramento inteligente, enxergou no WhatsApp uma forma de inovar a maneira como edifícios corporativos realizam o controle de acesso dos seus visitantes.
Com a proposta de trazer segurança, conveniência e agilidade para o processo de credenciamento e liberação de acesso, a C4i criou o C4i Pass, um assistente virtual que simplifica essa etapa para portarias e recepções por meio de uma conversa automatizada no WhatsApp.
Para simular como funciona, vamos dar o exemplo de um dentista que tem uma clínica em um prédio comercial. O primeiro passo é o dentista, no caso o anfitrião, criar um convite para o seu paciente, que tem um agendamento marcado para a próxima terça-feira às 14h. O visitante recebe a mensagem, confirma o agendamento e insere os seus dados e uma foto do seu rosto, tudo diretamente pelo WhatsApp, em uma conversa automatizada. No dia da consulta, o anfitrião recebe a confirmação da chegada do paciente e libera sua entrada para o assistente virtual, que imediatamente envia um QR Code para a liberação do seu acesso.
Como demonstrado no exemplo, todo o processo foi feito entre o dentista e o paciente, sem intermediários. O visitante não precisou entrar em contato com outras pessoas do edifício e evitou filas e espera pelo atendimento no saguão da recepção, tudo de forma rápida, segura e prática.
Segundo o CEO da C4i, Alexandre Chaves, o C4i Pass tem o objetivo de adicionar eficiência ao sistema de controle de acesso já existente. “O nosso assistente virtual se integra à solução de controle de acesso já existente no local, como catracas e sistemas de liberação – desde cartões de proximidade, QR Codes ou por reconhecimento facial. Obviamente respeitamos todas as regras já implementadas e seguimos todas as diretrizes da LGPD”, explicou Alexandre. “Além disso, somos parceiros oficiais do WhatsApp, utilizamos a API de integração da plataforma disponibilizada apenas para empresas credenciadas, tudo para proporcionar segurança, estabilidade e suporte para os nossos clientes”, falou Chaves.
Além de mudar a forma como o credenciamento e liberação de visitantes são feitos, o C4i Pass também contribuiu para evitar a aglomeração de pessoas. “Antes da pandemia, o alto fluxo de pessoas e a demora no cadastramento dos visitantes já era considerado um problema e um grande desconforto; com o novo cenário mundial, o assistência virtual C4i Pass adicionou mais uma função muito importante: evitar contato entre as pessoas e promover a redução da aglomeração de visitantes nas recepções”, comentou Fábio Ribas, Head de Estratégia e Inovação da C4i.
O C4i Pass está disponível para aplicação em ambientes corporativos como edifícios e empresas. Para saber mais sobre a solução, acesse a página C4i Pass, e para agendar uma conversa com nossos especialistas, entre em contato por meio – adivinha – do WhatsApp (11) 9 8858-9233.