Segurança Colaborativa une forças de moradores, comerciantes e empresas para garantir maior nível de vigilância em locais específicos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
seguranca colaborativa

O crescimento nos índices de violência urbana tem cada vez mais atingido as pessoas e seus patrimônios de diferentes formas, seja com invasão à residência, assalto no estabelecimento comercial, roubo de cargas e veículos, entre outros.

Somente em São Paulo, o número de furtos e roubos em casas e condomínios chega a mais de 12 mil por ano, de acordo com o Sistema de Informações Criminais (Infocrim).

Essa realidade brasileira fez com que o uso de câmeras de segurança se tornasse praticamente obrigatório e consequentemente trouxe um novo conceito de segurança, chamada de segurança colaborativa.

A segurança colaborativa propõe o compartilhamento de informações entre as pessoas com a finalidade de potencializar a segurança da região em que vivem ou trabalham – podendo ser aplicado a uma rua, um bairro ou todo um município, de acordo com a abrangência desejada. Todos os integrantes têm participação ativa propondo medidas, estabelecendo ações, identificando problemas e alertando as autoridades quando necessário.

Para um projeto como esse ser possível, as imagens das câmeras de segurança precisam ser transmitidas ao vivo, via nuvem. É o caso da plataforma C4i Cloud, que permite potencializar a segurança colaborativa a partir do compartilhamento das imagens das câmeras de segurança existentes nas residências, condomínios, empresas e instituições. Esse compartilhamento pode acontecer entre os participantes de um mesmo grupo e pode se estender às autoridades policiais, proporcionando agilidade na identificação e investigação de ocorrências.

Através do celular, os integrantes de um mesmo grupo visualizam as imagens de todas as câmeras que compartilham, expandindo sua visão para uma área muito mais abrangente. Isso é particularmente útil em situações como estar chegando em casa e poder verificar os arredores, ou identificar atitudes suspeitas após ouvir um barulho e poder acionar as autoridades com assertividade, por exemplo.

Outro recurso importante que um projeto de segurança colaborativa deve ter, é o armazenamento da imagens gravadas por alguns dias ou meses. A plataforma C4i Cloud mantém as imagens gravadas em nuvem pelo período contratado, que pode ser ajustado conforme a necessidade de cada projeto. Isso garante que as imagens serão preservadas, estarão acessíveis e poderão ser consultadas a partir de qualquer dispositivo com acesso à internet, não somente em tempo real como também o histórico passado (limitado ao período), permitindo a busca e recuperação de imagens que identifiquem responsáveis e esclareçam situações. Quando as autoridades policiais estão integradas à segurança colaborativa, podem acessar as imagens das câmeras próximas e iniciar as investigações imediatamente após terem sido comunicadas de uma ocorrência, dispensando o envio de viaturas para solicitar imagens e ganhando agilidade e eficiência.

Qualquer câmera pode se conectar à plataforma, seja ela analógica ou IP. É necessário apenas que sejam compatíveis com protocolo RTSP e compactação H.264, que são especificações presentes na maioria dos equipamentos atualmente já instalados. Qualquer resolução é aceita, sendo que a qualidade da imagem gravada será a mesma da imagem recebida – naturalmente, é válida também aqui a regra de que melhores resoluções entregam melhores imagens. Um link de internet é necessário para o upload das imagens à nuvem.

Projetos de segurança colaborativa têm baixo custo e podem ser implantados rapidamente, uma vez que na maioria das vezes a infraestrutura necessária já existe (câmeras e internet), havendo apenas a necessidade de conexão à plataforma de segurança para gravação e compartilhamento das imagens, obedecendo todos os padrões de privacidade e segurança de dados.

A segurança colaborativa pode ser aplicada em diversos cenários, como em uma cidade por exemplo, conforme foi realizado pelo município de São Paulo com o projeto City Câmeras, do qual a C4i é empresa homologada.

Quer saber mais sobre a C4i Cloud e segurança colaborativa? Entre em contato conosco via WhatsApp e um dos nossos especialistas irá lhe atender: (11) 9 8858-9233.

Deixe um comentário

Quer aprender mais sobre como funciona o monitoramento inteligente?