Generalista ou Especialista? Boas parcerias nos oferecem a resposta!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
saketh-garuda-SHY-CKpYjrE-unsplash

Um dos dilemas predominantes em empresas que prestam serviços é o da definição dos serviços prestados – somos uma empresa que oferece diversos serviços ou uma empresa especializada no que faz?

Seja qual for a decisão estratégica tomada pelo empresário ou executivo, os dois caminhos apresentam prós e contras. Quando decido ser generalista, existe o risco de não desenvolver as soluções mais atraentes ou de maior percepção de qualidade e competência para o Cliente, mesmo que a execução seja séria e apresente bons resultados.

Por outro, quando decidimos ser especialistas, as solicitações dos Clientes, diversas e em várias frentes, podem não ser completamente atendidas. Em contrapartida, a especialização pode elevar os níveis de qualidade dos serviços prestados, e proporcionar que as soluções apresentadas possam surpreender positivamente, gerando valor percebido e diferenciais significativos.

Muitas vezes, a estratégia de se escolher um especialista ou generalista pode passar por orçamento e fase de maturação de quem está contratando estes serviços. Em uma estrutura mais enxuta, por exemplo, o generalista consegue trabalhar melhor em MVPs (Mínimo Produto Viável, em português), enquanto uma equipe de especialistas executam soluções mais completas e eficientes.

Ser especialista ou generalista depende, então, de qual posicionamento estratégico pretende-se adotar no modelo de negócios.

Algumas empresas, no entanto, podem também sustentar os dois tipos de abordagens quando se tem um portfólio de serviços desenvolvido para públicos diferentes, como um serviço generalista de baixo ticket e um serviço especializado premium de alto ticket. O que também traz uma outra reflexão importante: serviços especializados costumam ser melhor remunerados. Esse fenômeno ocorre porque o especialista tem uma margem de erro extremamente pequena, entregando uma melhor percepção de valor.

Nós da C4i escolhemos o caminho de sermos especialistas em Monitoramento Inteligente, e para conseguirmos atender todas as demandas de nossos Clientes, contamos com parceiros e fornecedores estratégicos, empresas que também são especialistas no que fazem: Sistemas de Alarme e CFTV, Controle de Acesso e Automação Predial e Residencial. Assim, sabemos que o conjunto de serviços prestados aos Clientes oferecerão uma experiência de excelência, com tranquilidade e segurança.

Conte com a C4i para o monitoramento de seu patrimônio. Temos as melhores soluções do mercado, adequadas às suas necessidades.

por

Emerson Osvarino
Head Comercial C4i

Deixe um comentário

Quer aprender mais sobre como funciona o monitoramento inteligente?