IoT: Controle e Qualidade para Gestores e Usuários

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
iot-para-site

Como o Monitoramento eficaz pode realmente utilizar os dados obtidos através da IoT e auxiliar o gerenciamento de devices e processos

O mundo está cada vez mais conectado. A internet liga não só pessoas, mas pessoas e coisas. Estamos falando da famosa IoT (Internet of Things), a Internet das Coisas. E por que essa nova forma de comunicação é tão importante? Porque vem facilitar ainda mais o cotidiano de milhões de usuários, trazendo mais segurança e transparência a diversos processos.


A IoT descreve o grande e cada vez maior conjunto de dispositivos digitais — agora na casa dos bilhões — que operam entre redes de escala potencialmente global. Ao contrário da Internet normal (das pessoas), a IoT é composta apenas por sensores e outros dispositivos inteligentes. Entre seus usos estão a captação de dados operacionais de sensores remotos em plataformas de petróleo, a coleta de dados climáticos e o controle de termostatos inteligentes.

A Internet das Coisas cria sistemas ao conectar coisas, animadas ou inanimadas, à internet com identificadores exclusivos que oferecem contexto, o que proporciona visibilidade à rede, aos dispositivos e ao ambiente. Capacitada com conjuntos de dados completos e usando análise avançada, a IoT pode oferecer informações relevantes sobre vários temas: ao medir as vibrações de pás de turbinas eólicas e executar análise em tempo real para determinar necessidades de manutenção antes que as pás apresentem defeitos. Ao reduzir o consumo de energia em edifícios controlando a iluminação em andares quando ninguém estiver presente. Ou ao criar veículos sem condutor que processam informações ambientais para tomar decisões imediatas para parar e evitar acidentes. O conhecimento coletivo sobre o mundo físico, obtido por meio da IoT, tornam-se ideias para aumentar a eficiência, novos modelos de negócios, diminuir a poluição e melhorar a saúde.

Para tanto, câmeras, microfones, sensores, alarmes são conectados pela internet a uma central de monitoramento que recebe as informações constantemente, gerando relatórios e alertas caso algo saia do normal. Mas para que esse monitoramento seja eficaz, é preciso contar com uma empresa especializada, que com tecnologia e especialistas treinados podem receber as informações, trata-las, codifica-las e, então, gerar alertas quando necessário. Os avisos gerados precisam ser precisos, e terem a intensidade correta para obterem o tratamento adequado. Esse é o diferencial da C4i Monitoramento 360°. Para nós, monitorar significa extrair da tecnologia toda a informação relevante para o cliente. Além dos alertas pré-programados, nossos analistas vão além e conseguem realmente fazer um trabalho preventivo de qualidade.

Em uma de nossas aplicações, a C4i monitora máquinas e utilities em tempo real, através de sensores. Baseado em arquitetura IoT (Internet das Coisas), é possível fazer a gestão e manutenção preditiva de máquinas e utilities em tempo real. Sensores microprocessados e de baixo custo realizam leituras de diversas variáveis e se comunicam com um gateway Linux. Os dados são enviados para um servidor em nuvem, recebidos na plataforma web e tratados. As análises geram a probabilidade de falhas das máquinas monitoradas e alertas em tempo real para os gestores. O serviço permite aumentar o índice de disponibilidade e de vida útil dos equipamentos e diminuir significativamente os custos com manutenção preventiva de facilities em geral.

Surpreenda-se com o que a C4i Monitoramento 360° pode fazer por você! Consulte-nos: www.c4i.com.br

 * Alexandre Chaves, CEO da C4i Monitoramento 360°.

Deixe um comentário

Quer aprender mais sobre como funciona o monitoramento inteligente?