Tecnologia aplicada à operação de empreendimentos prediais: atuando preventivamente

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
predial

Com o MAIS – Monitoramento Analítico de Imagens de Segurança é possível antecipar e evitar ocorrências e garantir que os processos operacionais sejam cumpridos

Poder ampliar sua visão para conseguir antecipar qualquer ocorrência ou necessidade. Qual gestor predial não gostaria de ter esse recurso à mão? Afinal, são inúmeros os fatores que podem impactar o cotidiano de um condomínio empresarial, comercial ou residencial. São tantas as variáveis a que esses empreendimentos estão expostos que administrá-los é um desafio constante.


No entanto, a tecnologia existe para cada vez mais suprir as necessidades humanas e segurança e controle são alguns dos exemplos mais clássicos de prioridades do ser humano. E mesmo com tanto avanço da tecnologia, a interação e controle humanos sempre foram indispensáveis. Ao mesmo tempo que os equipamentos ficam cada vez mais inteligentes, a interação de profissionais especializados consegue ampliar ainda mais os benefícios obtidos.

E é justamente esse o segredo do MAIS – Monitoramento Analítico de Imagens de Segurança, desenvolvido pela C4i Monitoramento 360º. No MAIS, equipamentos e especialistas criam rotinas e alarmes no sistema que avisam os operadores caso alguma não conformidade ocorra. Inteligência Artificial e especialistas trabalham juntos para antever e prevenir ocorrências ou corrigir falhas nos processos operacionais.

Dessa forma, o monitoramento pode auxiliar o gestor em muitas situações, que vão muito além do uso clássico voltado à segurança. A análise das imagens pode auxiliar no controle das operações quer seja indicando que determinado posto (de segurança, recepção, etc.) está descoberto, ou que uma fila maior do que a desejada está se formando na recepção ou, ainda, que um elevador social está sendo utilizado inadequadamente.

Outras aplicações do serviço prestado pela C4i podem até auxiliar na prevenção de perdas financeiras, tornando alguns processos mais transparentes. É o caso de prédios que contratam a coleta de lixo, em que prestadores de serviços fazem a separação dos resíduos e os removem do ambiente. Com o monitoramento, é possível saber o volume de lixo coletado, e quanto o condomínio precisará pagar por esse serviço. Outro caso que envolve valores, é a gestão do estacionamento. Como muitas vezes, essa operação fica sob coordenação de terceiros, o condomínio acaba não tendo ciência sobre a quantidade exata de carros que utilizaram o serviço. Com a utilização das câmeras, esse é um dado que pode ser facilmente extraído das imagens.

É bom salientar que a C4i consegue fazer as análises com qualquer tipo de câmeras que estejam instaladas no ambiente do cliente, quer sejam analógicas, IP, HD; aplica-se essa camada de inteligência na Central. Mais que isso, a C4i faz a gestão dessas imagens e entrega os resultados de que o cliente precisa.

O que diferencia a solução de outras do mercado é o olhar atento de especialistas em vídeo-detecção. O sistema atua conforme a programação e a expertise desses analistas que sabem como obter as mais completas informações das imagens captadas e a diferencia-las entre um evento comum e uma possível ocorrência, antecipando-se aos fatos e evitando-os, gerando real valor aos nossos clientes: segurança e proteção.


* Alexandre Chaves, CEO da C4i Monitoramento 360o, empresa que atua no monitoramento, operação e gestão de processos à distância, com emprego de alta tecnologia e inteligência.

Deixe um comentário

Quer aprender mais sobre como funciona o monitoramento inteligente?