Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Suas imagens de segurança estão seguras?

As câmeras de CFTV são grandes aliadas nas questões que envolvem segurança, e hoje podemos dizer que não existe um local que não as utilize. Simples, práticas, discretas e eficientes, elas cumprem seu trabalho com louvor – e pela sua importância estratégica, merecem proteção.


O grande valor de um sistema de CFTV não está no preço das peças, e sim nas “imagens” gravadas – afinal são elas que permitem a identificação dos responsáveis por qualquer ato indesejável. Por conta disso, em 80% das ocorrências o DVR (dispositivo que armazena as imagens) é alvo de roubo ou destruição a fim de eliminar provas. Também há aquele clássico caso de você descobrir que o DVR não estava gravando logo quando você mais precisava. E nesse momento, todo o investimento realizado perde o sentido, pois não há o que ser visto quando mais se necessita.

Por conta disso, é preciso cuidar da segurança das imagens gravadas tendo um plano de contingência que faça a gravação das imagens em outro local, com estrutura completamente independente. Atualmente isso é bastante fácil utilizando a “arquitetura em nuvem”. A partir de uma configuração simples, as imagens passam a ser gravadas em datacenters de última geração, protegidos por tecnologia de ponta. Não importa qual seja o problema (roubo, destruição, ou um simples defeito) o conteúdo estará gravado até o instante imediatamente anterior à ocorrência.

Além da garantia de segurança existem benefícios adicionais, como a possibilidade de visualizar as imagens em qualquer lugar (inclusive seu smartphone), o compartilhamento de imagens, alertas de perda de sinal e utilitários para encontrar facilmente os eventos procurados. Financeiramente, existem companhias de seguro reduzindo os custos das apólices de quem utiliza gravação em nuvem, por terem a certeza de acesso a imagens que ajudarão a resolver os sinistros.

Um detalhe importante é que independente da tecnologia ou da resolução das câmeras existem maneiras de viabilizar a gravação em nuvem. Na C4i Inteligência Competitiva temos um time de especialistas para proteger suas imagens. Fale conosco!