Inegavelmente, vivemos um período no qual a evolução contínua da segurança eletrônica se faz mais evidente e acelerada. Pense nos últimos anos e observe todas as tecnologias que surgiram: a aplicação de inteligência artificial tanto nos sistemas quanto em câmeras inteligentes, o reconhecimento facial e suas inúmeras aplicações, o surgimento de novos sensores mais precisos e de simples instalação, as startups nos surpreendendo com novidades a cada dia… Sem dúvida, temos hoje um ecossistema que nos permite criar ambientes mais seguros, a partir de detecções mais precisas. Obviamente a detecção é muito importante, mas é necessário entender que isso é apenas a primeira parte de um processo.
A detecção tem o objetivo claro de gerar um alerta. O que acontece a partir disso? Como garantir que os procedimentos (o que fazer, como fazer, quem acionar, como registrar) sejam executados? Indo além, como tratar as informações para transformá-las em indicadores efetivamente capazes de conduzir a melhorias contínuas? Chegamos então à extrema importância da operação, com processos bem definidos e padronizados, treinamento e conscientização da equipe, e um profundo entendimento das necessidades individuais de cada cliente – afinal uma torre comercial, um armazém logístico e uma loja de varejo são completamente diferentes.
Na C4i, somos obcecados por fazer bem feito, e isso nos torna “extremamente chatos” em relação ao nosso time de operação, pois só assim temos a certeza de honrar os compromissos assumidos com os clientes – entendendo e atendendo suas necessidades específicas. Na nossa central, não somos responsáveis por olhar dezenas de telas e centenas de câmeras. Quem faz isso são os algoritmos, que analisam continuamente as imagens e os colocam em ação quando necessário, com o nível de atenção requerido para o êxito do processo.
Nós acompanhamos atentamente toda a evolução tecnológica – e amamos fazer isso. Afinal é assim que podemos oferecer aos nossos clientes as soluções mais adequadas e eficientes, sem que isso represente um custo elevado. Um exemplo? Conseguimos fazer com que os algoritmos analisem as imagens das câmeras já existentes, maximizando resultados de um investimento já realizado.
Com o MAIS – Monitoramento Analítico Inteligente Sistêmico, desenvolvido pela C4i Monitoramento 360⁰, as câmeras captam informações que não se resumem à segurança, e podem ser endereçadas às áreas de marketing, operações, segurança do trabalho, etc… Com as informações obtidas, é possível, por exemplo, saber se um determinado efetivo é necessário em uma recepção, se os insumos estão sendo bem utilizados ou se desperdiçados, se as filas estão muito longas, se os clientes estão sendo bem atendidos, se é possível antecipar a jornada do cliente na loja mostrando fisicamente a eles promoções personalizadas como acontece virtualmente, enfim, uma série de aplicações é possível desde que do outro “lado” da câmera, ou seja, na central de monitoramento inteligente estejam softwares e profissionais capacitados para tais ações.
Utilizamos processamento inteligente de imagens, telemetria ativa, software de última geração e sólidos conhecimentos para gerar notificações e alertas sobre tudo o que está acontecendo, em tempo real. Nossa proposta é cuidar de toda a retaguarda necessária para gerar informações e indicadores precisos, capazes de suportar o cliente em suas decisões estratégicas e contribuir para o sucesso de suas operações, em um trabalho feito sob medida e de acordo com as necessidades particulares de cada cliente.
Surpreenda-se com tudo o que o MAIS pode fazer por sua empresa ou residência. Amplie seu olhar com nossa tecnologia: ww.c4i.com.br.
* Fábio Ribas é gerente comercial na C4i Monitoramento 360°, empresa que está redefinindo o monitoramento tornando-o proativo e preventivo a partir de novas tecnologias.