O WhatsApp é um dos aplicativos de mensagens mais populares do mundo, com bilhões de usuários ativos diariamente, e lidera o mercado em toda a América Central e do Sul, parte da Europa, África e Sudeste Asiático.
Não é surpresa então, que as preocupações com a segurança, ameaças de malware e spam tenham começado a aparecer. Uma tecnologia transformadora e disruptiva como o WhatsApp apresenta oportunidades e riscos.
Por um lado, há uma plataforma que permite acesso instantâneo aos clientes, membros da equipe e uma série de dados de conversão potencialmente úteis para conduzir a uma tomada de decisão mais inteligente. Além disso, também possibilita fazer automações que facilitam e agilizam processos, como por exemplo, realizar pagamentos sem sair do aplicativo, criar bots para atendimento ao cliente, entre outros. Por outro lado, a acessibilidade abre espaço para ataques de hackers e potenciais vazamentos de dados, se as devidas precauções não foram tomadas.
“Quando paramos para pensar que uma ferramenta se transformou em uma forma de nos referirmos a um meio de comunicação, conseguimos entender o tamanho que o WhatsApp alcançou. Ninguém mais utiliza o verbo telefonar, o WhatsApp tomou esse lugar, porque trouxe uma solução de comunicação eficiente, barata e que dá velocidade e interatividade”, explicou Fábio Ribas, Head de Estratégia e Inovação da C4i. “Muito mais do que um app de mensagens instantâneas, hoje é possível usar a plataforma para trazer eficiência operacional ao negócio, como agendar salas, reportar uma ocorrência, realizar um treinamento, tudo isso sem sair do WhatsApp. A C4i, por exemplo, criou um assistente virtual dentro do aplicativo para acelerar o controle de acesso dos prédios corporativos e empresas, o C4i Pass, com o objetivo de solucionar a dor dos nossos clientes da melhor forma e da maneira mais prática e segura”, completou Fábio.
Configurações de segurança e privacidade do WhatsApp
Desde 2016, o WhatsApp oferece aos seus usuários criptografia de ponta a ponta, isso garante que todas as fotos, vídeos, mensagens de voz, atualizações de status, documentos, chamadas e mensagens trocadas por meio do aplicativo somente serão vistas pela pessoa que enviou e pelo destinatário.
“O WhatsApp não pode visualizar o conteúdo de mensagens nem ouvir chamadas no app, porque a criptografia e a descriptografia de mensagens enviadas ocorrem inteiramente no aparelho do usuário. Antes de uma mensagem sair do celular, ela é protegida com um cadeado de criptografia e somente o destinatário tem as chaves para abri-la. Além disso, as chaves mudam com cada mensagem que é enviada. Embora tudo isso aconteça em segundo plano, o usuário pode confirmar que suas conversas estão protegidas ao verificar o código de segurança em seu aparelho”, explica o WhatsApp em sua página sobre Segurança e Privacidade.
Entretanto, mesmo o aplicativo sendo uma plataforma segura de troca de dados, é possível acontecer falhas de segurança por parte do usuário da ferramenta, e como consequência, trazer prejuízos tanto para a pessoa como para a empresa.
“Para garantir a segurança da informação, é necessário investir em conscientização, treinamento e boas práticas, para não ocorrer erros humanos que podem causar clonagens, roubo de dados, entre outros”, falou Fábio Ribas. “Sem a devida orientação, o usuário pode cometer atos negligentes, como não fazer autenticação de dois fatores, informa o código de acesso à conta ou clicar em links desconhecidos”, disse Fábio.
Entre as recomendações dadas pelo próprio WhatsApp para proteger a conta, estão:
• Não compartilhar o código de confirmação e o PIN da confirmação em duas etapas com ninguém.
• Ativar a confirmação em duas etapas e fornecer um endereço de e-mail para que seja possível redefinir o PIN, caso esqueça.
• Definir uma senha para o aparelho celular.
• Atentar-se a quem tem acesso físico ao celular. Pessoas que têm acesso ao aparelho podem usar a conta do WhatsApp sem permissão.
Realizar um treinamento de segurança apropriado oferece vários benefícios ao negócio e, ao mesmo tempo, incentiva o uso responsável do aplicativo. Com a tecnologia certa ao lado, não há motivo para não manter o controle total sobre os dados corporativos, mesmo se estiver usando plataformas que, de outra forma, poderiam apresentar sérios problemas de segurança e privacidade.
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Comentamos brevemente sobre o C4i Pass, assistente virtual via WhatsApp que simplifica todo o processo de credenciamento e liberação de entrada para portarias e recepções para empresas. Se quiser saber mais sobre as funcionalidades e como aplicar a solução no seu prédio corporativo, visite a página www.c4i.com.br/pass ou entre em contato conosco via WhatsApp (11) 9 8858-9233.