Controle de acesso via WhatsApp? Empresa de segurança lança solução que elimina contato físico e filas em prédios corporativos

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A passenger puts her smartphone above a turnstile to have the QR code on a mobile app scanned to pay for subway ticket via Alipay or China UnionPay and enter the metro station at a metro station in Shanghai, China, 20 January 2018.

Shanghai metro allowed QR code payment in the whole subway network from Jan. 20. The cashless payment option was available in all 389 metro stations along the 17 lines of the Shanghai Metro. Shanghai Metro is the world’s largest subway system by mileage with its 700-km network. Its daily ridership is over 11 million, according to a report by South China Morning Post. The move to cashless payments will help passengers save time from tickets queues and jammed entry and exit. With improvements in rider experience, it is hoped that more people will be encouraged to take public transport and reduce road traffic in the long run.

Plataforma permite que todo o processo de liberação de acesso seja feito via WhatsApp entre anfitrião e visitante, evitando contato com outras pessoas e aglomerações no saguão do edifício

De um lado do balcão, visitantes desconfortáveis com a espera na fila, com o manuseio de seus documentos por terceiros e com o cartão magnético recebido – que não sabem se foi devidamente higienizado. E do outro, recepcionistas preocupadas com o tamanho da fila, com a grande quantidade de interações com outras pessoas e os riscos em decorrência dessa exposição. Sem dúvida, a recepção é um ponto desafiador em todas as empresas e condomínios corporativos.

Com a proposta de unir conveniência, praticidade e agilidade ao processo de convite, credenciamento e liberação de acesso aos visitantes – obviamente sem abrir mão da segurança – a empresa C4i acaba de lançar a solução C4i Pass, assistente virtual que simplifica todo o processo de controle de acesso, e que tem um diferencial até então inédito no mercado: todas as interações com o visitante acontecem através do WhatsApp, em uma conversa automatizada.

Funciona da seguinte forma:

1 – O anfitrião gera um convite inserindo data, horário e descrição da visita, e informa o número de WhatsApp do visitante;

2 – O visitante recebe uma mensagem e confirma o agendamento, preenchendo um pré-cadastro no qual insere seus dados e selfie orientado por uma conversa automatizada;

3 – Na data da visita, o convidado envia uma mensagem “cheguei” à assistente virtual, que no mesmo momento avisa o anfitrião (também em seu WhatsApp) que o visitante chegou e pergunta se pode liberar seu acesso, enviando um QR Code ou autorizando sua face. Caso seja necessário que o visitante aguarde, pode-se minimizar o inconveniente enviando um voucher para ele tomar um café durante a espera.

Todo o processo pode ser conduzido diretamente entre anfitrião e visitante, sem intermediários e sem fila. Até mesmo locais que não disponham de leitores de QR Code ou reconhecimento facial em suas catracas podem agilizar significativamente o acesso, fazendo com que as recepcionistas sejam avisadas da chegada do visitante e tenham somente a tarefa de entregar o cartão.

“O propósito da solução C4i Pass é adicionar eficiência de um modo absolutamente simples ao sistema de controle de acesso existente no local, sem a necessidade de substituí-lo. Ao invés disso, a ideia é a integração, respeitando todas as regras já implementadas. É também completamente compatível com a LGPD, permitindo ao visitante revogar seus dados diretamente pela plataforma”, explicou Alexandre Chaves, CEO da C4i.

Parceiro Oficial do WhatsApp

Diferente de outras soluções que surgiram – e sumiram – do mercado devido a utilização adaptada do WhatsApp, a C4i tornou-se parceira oficial do aplicativo, utilizando a API de integração da plataforma disponibilizada apenas para empresas credenciadas. Assim, a C4i Pass proporciona maior nível de segurança, estabilidade e suporte para os seus usuários.

“A recepção sempre foi um local desafiador, especialmente para condomínios corporativos. Dependendo das atividades exercidas pelos condôminos o fluxo de visitantes é alto e a formação de filas se torna inevitável, chegando a ocasionar esperas superiores a 15 minutos – o que resulta em insatisfação generalizada. Ninguém gosta de se atrasar para um compromisso, ainda mais já estando no próprio local. Antes da pandemia, esse já era considerado um fator crítico, e o Covid-19 trouxe a necessidade adicional de reduzir o contato entre as pessoas, tornando nosso conceito ainda mais útil”, disse Alexandre Chaves.

Veja a ferramenta funcionando na prática:

Maiores informações sobre o produto podem ser obtidas em www.c4i.com.br/pass

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