Não é de hoje que os gestores de estacionamentos sofrem com delitos. Além de furtos e roubos, uma das ocorrências que mais perturbam o dia a dia desses locais é serem usados para “guardar” veículos roubados. Os ladrões roubam um carro, deixam-no em um estacionamento por uns dias para checarem se o veículo será recuperado de alguma forma (rastreamento), e se ninguém o reclamar depois de alguns dias, o retiram do local. E, claro, a presença de bens roubados e criminosos no ambiente afasta os clientes que se assustam com a má reputação do estacionamento.
A própria Polícia Civil sugere que o problema poderia ser resolvido com investimentos em equipamentos que ajudem a melhorar os sistemas de controle, como o registro de entrada e saída com o horário e o número da placa do veículo, além do uso de câmeras de monitoramento.
Esse posicionamento reforça o conceito que investir em segurança tornou-se primordial para os gestores de estacionamentos que querem reduzir danos e tornar os ambientes mais atrativos para os clientes. Para ajuda-los, a C4i desenvolveu uma solução que tem como objetivo oferecer maior transparência no relacionamento com os clientes, através do monitoramento remoto de imagens das câmeras já existentes.
Funciona da seguinte maneira: na entrada do veículo, é feita a leitura da placa a partir das câmeras conectadas a uma plataforma em nuvem, identificando corretamente mensalistas e visitantes na base de dados de acessos. As imagens permanecem gravadas em nuvem pelo período desejado, e isso garante a consulta em caso de sinistro – sem o risco de descobrir que o armazenamento local estava defeituoso justamente no momento em que uma evidência se faz necessária.
E o monitoramento também auxilia na prevenção dos delitos, permitindo a verificação do cumprimento dos procedimentos de segurança, e em caso negativo, a central avisa o cliente a tempo de a situação ser corrigida e uma possível ocorrência evitada.
Além dos pontos acima, serviços adicionais podem ser realizados remotamente para potencializar a qualidade dos serviços prestados e minimizar os riscos da operação. Por exemplo, em unidades com serviço devalet possível que a Central Remota acompanhe o recebimento do veículo e o preenchimento do checklist de vistoria, evitando discussões sobre avarias na entrega do mesmo. Havendo câmeras distribuídas pelo local, é possível acompanhar também os procedimentos dos motoristas, identificando excessos de velocidade, tráfego em sentido proibido, condução inadequada, etc.
C4i Park Vision – menos riscos, resultados visíveis! Para saber mais, acesse www.c4i.com.br.