Segurança Colaborativa

O crescimento dos índices de violência urbana fez com que o uso de câmeras de segurança se tornasse praticamente obrigatório. Com C4i Cloud, as imagens dessas câmeras podem ser compartilhadas entre pessoas de um mesmo grupo, colaborando para a segurança de todos.

Segurança Colaborativa é um conceito que propõe o compartilhamento de informações entre as pessoas com a finalidade de potencializar a segurança da região em que vivem ou trabalham, podendo ser aplicado a uma rua, um bairro ou todo um município, de acordo com a abrangência desejada.

Todos os integrantes têm participação ativa propondo medidas, estabelecendo ações, identificando problemas e alertando as autoridades quando necessário.

A plataforma C4i Cloud permite potencializar a Segurança Colaborativa a partir do compartilhamento das imagens das câmeras de segurança existentes nas residências, condomínios, empresas e instituições.

Esse compartilhamento pode acontecer entre os participantes de um mesmo grupo e pode se estender às autoridades policiais, proporcionando agilidade na identificação e investigação de ocorrências.

Através do celular, os integrantes de um mesmo grupo visualizam as imagens de todas as câmeras que compartilham, expandindo sua visão para uma área muito mais abrangente. Isso é particularmente útil em situações como estar chegando em casa e poder verificar os arredores, ou identificar atitudes suspeitas após ouvir um barulho e poder acionar as autoridades com assertividade, por exemplo.

A plataforma C4i Cloud mantém as imagens gravadas em nuvem pelo período contratado, que pode ser ajustado conforme a necessidade de cada projeto. Isso garante que as imagens serão preservadas, estarão acessíveis e poderão ser consultadas a partir de qualquer dispositivo com acesso à internet, não somente em tempo real como também o histórico passado (limitado ao período), permitindo a busca e recuperação de imagens que identifiquem responsáveis e esclareçam situações.

Quando as autoridades policiais estão integradas à Segurança Colaborativa, podem acessar as imagens das câmeras próximas e iniciar as investigações imediatamente após terem sido comunicadas de uma ocorrência, dispensando o envio de viaturas para solicitar imagens e ganhando agilidade e eficiência.

Qualquer câmera pode se conectar à plataforma, seja ela analógica ou IP. É necessário apenas que sejam compatíveis com protocolo RTSP e compactação H.264, que são especificações presentes na maioria dos equipamentos instalados. Qualquer resolução é aceita, sendo que a qualidade da imagem gravada será a mesma da imagem recebida – naturalmente, é válida também aqui a regra de que melhores resoluções entregam melhores imagens. Um link de internet é necessário para o upload das imagens à nuvem.

Projetos de Segurança Colaborativa têm baixo custo e podem ser implantados rapidamente, uma vez que na maioria das vezes a infraestrutura necessária já existe (câmeras e internet), havendo apenas a necessidade de conexão à plataforma C4i Cloud para gravação e compartilhamento das imagens, obedecendo todos os padrões de privacidade e segurança de dados.

Conforme mencionado no início, a segurança colaborativa pode ser aplicada à uma rua, um bairro ou todo um município – como foi feito pela cidade de São Paulo com o projeto City Câmeras, do qual a C4i é empresa homologada e você pode conhecer mais clicando aqui.

Solicite um atendimento com nossa equipe